AA Award para Manuela Veloso

Mamuwla Veloso

Autonomous Agents Award Atribuído a Manuela Veloso

Mamuwla VelosoO comité de selecção do Prémio de Investigação em Agentes AutónomosAutonomous Agents Research Award, instituído pela ACM/SIGART desde o ano 2000, em conjunto com a International Conference on Autonomous Agents, decidiu atribuir o Prémio na sua edição de 2009 à investigadora portuguesa Manuela Veloso que desenvolve o seu trabalho de investigação no Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos da América.

Manuela Veloso é Professora na Escola de Ciências da Computação da Universidade de Carnegie Mellon, Estados Unidos, e desenvolve actividade de investigação na área da robótica inteligente e dos agentes e sistemas multi-agente.

A sua mais recente actividade de leccionação inclui a unidade curricular "Como criar robôs inteligentes – How to create intelligent robots".

O ACM/SIGART é o Special Interest Group on Artificial Intelligence da Association for Computing Machinery – ACM.

Este grupo de interesse da ACM foi recentemente reestruturado por forma a que, com maior solidez financeira, seja capaz de apoiar e suportar conferências que promovam desenvolvimentos em torno da área científica da Inteligência Artificial.

O prémio Autonomous Agents Research Award é atribuído em reconhecimento de trabalho de investigação em agentes autónomos cujos desenvolvimentos recentes representem uma importante  influência na área da Inteligência Artificial.