Anúncio do Resultado Final do Prémio Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial 2013-2014

A direção da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) tem o prazer de anunciar o resultado final do Prémio Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial 2013-2014.

Promovido pela APPIA, o prémio recebeu um total de 10 candidaturas, sendo que após a receção das mesmas, foi constituído o júri, composto por (ordem alfabética):

– Luís Antunes (Universidade de Lisboa);

– Luís Seabra Lopes (Universidade de Aveiro);

– Paulo Quaresma (Universidade de Évora);

– Pedro Henriques (Universidade do Minho) e

– Rui Camacho (Universidade do Porto).

Prémio da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial para a Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial 2013-2014 foi atribuído a António Jesus Monteiro de Castro, sob o tema “A Distributed Approach to Integrated and Dynamic Disruption Management in Airline Operations Control”. Foi considerado que “esta tese demonstra de uma forma exemplar a relevância do uso de técnicas de Inteligência Artificial para a resolução de problemas complexos”, apresentando um “impacto aplicacional muito relevante” e que “deu origem à criação de uma spin-off”.

Foi decidido ainda atribuir uma menção honrosa a Hugo Gonçalo Oliveira, sob o tema “Onto.PT: Towards the Automatic Construction of a Lexical Ontology for Portuguese”.

O prémio e menção honrosa serão oficialmente entregues aos candidatos vencedores (ou seus representantes) durante o jantar da  conferência 17th Portuguese Conference on Artificial Intelligence (EPIA 2015), dia 10 Setembro de 2015, em Coimbra.

Os melhores cumprimentos,

Paulo Cortez
Luis Macedo
Organizadores do Prémio e membros da direção da APPIA

 

APPIA representada em comemoração do IEEE/Portugal

No âmbito do 10º aniversário do Chapter Português da IEEE Computational Intelligence Society realizou-se hoje no ISEP (Porto) a workshop “Inteligência Artificial Séc XXI: que desafios ?”.

A APPIA esteve presente na mesa por intermédio de vários sócios, incluindo o ECCAI Fellow Pavel Brazdil, Ernesto Costa, Alípio Jorge e o Presidente da Direcção Miguel Calejo.

IMG_8649

Prémio Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial 2013-2014

A APPIA institui o Prémio para a Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial 2013-2014, com a finalidade de distinguir trabalhos doutoramento de elevado mérito na área da Inteligência Artificial e que tenham sido obtidos numa instituição de ensino superior portuguesa durante o ano de 2013 ou 2014.

Read More …