Corpos Gerentes da APPIA para o biénio 2018/19

Estimados colegas:

Na passada quinta-feira, dia 7 de setembro 2017, na Assembleia Geral da APPIA que decorreu no EPIA2017, foram reconduzidos os Corpos Gerentes para o biénio 2018/19.

A direção da APPIA agradece a confiança demonstrada pela comunidade, através da eleição por unanimidade e pelo voto de louvor ao trabalho efectuado no mandato anterior.

Tudo faremos para continuar a estar à altura desta honra.

Os Corpos Gerentes da APPIA para o período 2018/2019 podem ser encontrados aqui.

Atribuição do Prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial 2015-2016

A direção da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) tem o prazer de anunciar o resultado final do Prémio Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial 2015-2016.

Promovido pela APPIA, o prémio recebeu um total de 8 candidaturas válidas, sendo que após a receção das mesmas, foi constituído o júri, composto por (ordem alfabética):

– João Leite (Universidade Nova de Lisboa);
– Luís Antunes (Universidade de Lisboa);
– Luís Seabra Lopes (Universidade de Aveiro);
– Paulo Quaresma (Universidade de Évora);
– Rui Camacho (Universidade do Porto).

O Prémio da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial para a Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial 2015-2016 foi atribuído a Tiago Manuel Campelos Ferreira Pinto, sob o tema Decision Support for the Strategic Behaviour of Electricity Market Players.

Foi decidido ainda atribuir uma menção honrosa a Filipe Manuel Pereira Duarte Rodrigues, sob o tema Probabilistic Models for Learning from Crowdsourced Data.

O prémio e menção honrosa foram oficialmente entregues aos candidatos vencedores (ou seus representantes) durante o jantar da  conferência 18th EPIA Conference on Artificial Intelligence (EPIA 2017), dia 7 Setembro de 2017, no Porto.

Os melhores cumprimentos,

Goreti Marreiros
Francisco Pereira
Organizadores do Prémio e membros da direção da APPIA

Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial

Candidaturas: 1 a 27 setembro 2017

Apresentação pública: EPIA 2017, na próxima Quinta-feira (7.09.2017 – 10h00)

As Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial destinam-se a estudantes do 3º ano dos cursos de Engenharia Informática, Informática, Ciências da Computação, cursos nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemáticas Aplicadas ou cursos afins, interessados em aprofundar o estudo nesta área.
Estas bolsas vão permitir aos estudantes a investigação e o estudo aprofundado nesta matéria, sob a orientação de tutores, e a participação ativa num conjunto de workshops de formação.

Formulário de candidatura e regulamento disponíveis em gulbenkian.pt (https://gulbenkian.pt/grant/novos-talentos-em-inteligencia-artificial/)

Cerimónia de outorga do título de Emérito ao Professor Helder Coelho

É com grande prazer que a APPIA informa que a cerimónia de outorga do título de Emérito ao professor Helder Coelho realizar-se-á no dia 25 de Setembro, às 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Helder Coelho é um dos fundadores da nossa Associação, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências, membro Efectivo da Academia de Engenharia de Portugal desde 1999 e ECCAI fellow desde 2002.

Chamada à Organização do EAIA 2018 e EPIA 2019

Aos Associados da APPIA:

A APPIA tem, entre os seus objectivos estatutariamente estabelecidos, o estímulo à investigação e aplicação prática da Inteligência Artificial (IA), promovido através da realização de conferências, colóquios e mesas redondas.

À Direcção da APPIA compete, em particular, para o cumprimento dos objectivos gerais estabelecidos, organizar anualmente um encontro na área científica da IA.

Deste modo, a Direcção da APPIA vem convidar os seus associados a candidatar-se à organização dos seguintes eventos:
– EAIA 2018 – 11ª Escola Avançada de Inteligência Artificial;
– EPIA 2019 – 19º Encontro Português de Inteligência Artificial.

As candidaturas à organização de Eventos APPIA deverão ser preparadas de acordo com o descrito no documento “Procedimentos de Candidatura à Organização de Eventos APPIA“.

As condições particulares para a organização da EAIA 2018 e EPIA 2019 estabelecem-se nos respetivos  documentos “Chamada à Organização do EAIA 2018” e “Chamada à Organização do EPIA 2019“.

A Direcção da APPIA